Elbow Greetings

A EaD veio para ficar!

Vamos cuidar para que ela seja

feita por pessoas!

Covid e EaD

A percepção clara de que as medidas de suspensão de atividades não-essenciais, e até fechamento quase completo do comércio, não vão desaparecer rapidamente de nossas vidas nos traz a necessidade de manter vivas as relações entre professores e alunos, de criar alternativas para que a educação aconteça, mesmo com o isolamento.

 

Quando as aulas voltarem, não poderão transcorrer exatamente como antes por muito tempo, até que venha a vacina (e que venha logo). Vários protocolos de retomada deverão ser seguidos, que vão incluir segmentação das turmas, alternância educação presencial/educação à distância. Isso não é uma novidade e já vem sendo praticado por outras razões alheias à covid. Ensino híbrido, Educação híbrida, pode ser uma forma de identificar, mas, é, agora, uma tendência. Ou seja, se antes muitos índices já apontavam para o crescimento de uma educação híbrida, no futuro próximo ela será de primeira necessidade.

Isso nunca ameaçará a magia da educação presencial! A valorização da presença, esperamos, seja um dos frutos desse grande mergulho que fazemos em nossas quarentenas.

 

Mas, como pensar em soluções de educação a distância de maneira tão imediatista? Devemos abrir espaço para as formações, para a capacitação docente, e abrir espaço para o planejamento. E olhar para a EAD não como uma tábua de salvação, como as pontes precárias que colocamos entre as casas durante as enchentes no norte. Devemos olhar para a EAD como um recomeço. Uma nova carta na nossa manga. Não a devemos abandonar tão cedo... Talvez nunca.

 

Precisamos pensar nela como algo que não vai ser retirado depois da pandemia, mas, sim, vai estar presente (mesmo na educação presencial) como um apoio constante. Então, mais que investir em EAD sem planejamento agora, seria muito mais importante que professores estivessem se capacitando, e não investindo em uma EAD precária sem planos que pode, inclusive, piorar a situação das famílias que a recebem em seus lares.

 

A educação a distância pode acontecer com e sem a internet. Pode acontecer com o rádio ou com a televisão. Pode acontecer com impressos. Só não pode acontecer sem professores, sem capacitação docente, sem planejamento, e sem pessoas. É preciso capacitar, planejar, testar para implementar uma EAD de qualidade.

 

Vamos fazer nesse momento o melhor que pudermos, e, principalmente, vamos ficar firmes no propósito de salvar vidas obedecendo às restrições de contato social e nos conectando de todas as formas seguras que pudermos. E se precisar de ajuda para realizar a sua EAD, conte com a gente.

Bruno P. Caramaschi. Designer Educacional e professor-Autor do Projeto TEC DOC, licenciado em História pela UEM, Técnico em Produção Audiovisual pela Usina de Arte,

linkedin.png
Quero conhecer cursos gratuitos
               
Casaca Cultura e Educação LTDA, com sede na cidade de Vila Velha, Rua Luciano das Neves, 3128, Vila Velha, ES. CEP.29.100-206 CNPJ: 29.439.299/0001-67